Se pudéssemos eleger o grande destaque do ano em comunicação com certeza o ganhador seria o “Marketing Digital”. Sob os efeitos da pandemia, o processo de transformação digital foi acelerado — praticamente empurrado goela abaixo — desde grandes marcas a pequenos empreendedores.
Com lojas físicas fechadas, com as normas de isolamento e distanciamento social, os consumidores migram em peso para os aplicativos e redes sociais. Ocasionando a disparada da prática do marketing digital.
É possível afirmar que o digital salvou os negócios de muitos empreendedores e pequenos comerciantes. Iniciar o relacionamento com clientes nas redes sociais na pressão para contornar a crise foi o primeiro passo para a sobrevivência. Contudo, passado meses desde o início da maior crise sanitária dos nossos tempos, é preciso estruturar uma atuação digital concreta e eficiente com visão de futuro para além da pandemia.
O ONLINE JÁ FAZ PARTE DA VIDA DE TODOS
Todos nós somos impactados pelo digital, mesmo em escalas diferentes. Afinal, tem a geração que já nasce praticamente com o smartphone nas mãos e aquela que presenciou toda a transformação do analógico para o digital.
O ser humano tem o dom da adaptação desde sua criação. Já 2020 provou mais uma vez essa verdade. De um dia para o outro, os encontros de amigos e familiares, reuniões de negócios e expedientes de trabalho, passaram a ser realizadas de forma online.
Fomos além, aulas escolares, cursos diversos, consultas médicas, shows, palestras, atividades físicas, tudo realizado de forma remota. As compras então nem se fala!
O crescimento de comércio eletrônico desde gigantes do varejo até as lojas de bairro viram no online um crescimento considerável.
Por essas e outras que o Marketing Digital foi o grande destaque do ano. Quando um produto ou serviço é anunciado e vendido pelas redes sociais, o marketing digital está sendo praticado. Mesmo que, a empresa não tem essa dimensão de conhecimento. Porque o marketing digital ainda é desafiador para muitos.
Se destacar nas plataformas digitais em meio a tanta concorrência é uma missão que requer estrutura.
Nesse ponto voltamos a questão levantada acima: como atuar no digital de forma eficiente para o pós-pandemia? Com investimento e planejamento!
SUA MARCA NÃO ESTÁ SOZINHA
Para você que enfrentou as dificuldades de 2020, que deseja planejar as metas e objetivos para os próximos anos, conte com a expertise dos nossos C@maleões.
Entender as necessidades do seu negócio e propôs e executar as melhores soluções de comunicação é o nosso maior desejo. Entre em contato conosco e descubra tudo o que podemos fazer juntos.
LEIA TAMBÉM
Confira 6 tendências mundiais para o varejo físico e online