Tendências

Confira 6 tendências mundiais para o varejo físico e online

O comportamento do consumidor mudou e o mercado de varejo vai se adaptando as novas demandas e necessidades. Com isso, tendências de comunicação e tecnologia precisam ser incorporadas.

Para entender um pouco do que se deve planejar e executar para 2021 com foco em oferecer uma melhor experiência para o consumidor, a DAAZ Comunicação separou algumas tendências para lojas físicas e online.

Essas tendências já são realidade para um bom desempenho do segmento do varejo. As empresas do setor devem adotar ou aprimorar essas práticas para manter ou conquistar a fidelidade do seu público-alvo.

LOJA FÍSICA:

  • TOTEM DIGITAL:

As máquinas interativas e intuitivas ajudam o cliente a realizar pedidos, pagamentos, entre outras tarefas por conta própria. Além disso, podem oferecer conteúdo de interesse do cliente com informações sobre produtos ou serviços.

  • MARKETING SENSORIAL:

Com a retomada gradual dos clientes nas lojas físicas, o grande desafio será transmitir segurança e bem-estar dentro dos espaços. Por isso, o marketing sensorial — que oferece estímulos por meio dos 5 sentidos — é um grande aliado. Ações que vão muito além do aspecto visual das vitrines, mas que incluem a ativação do olfato com fragrâncias, estimulação da audição com músicas ambientes nos pontos de vendas. Algumas dessas estratégias já são utilizadas, porém, ganharam ainda mais importância devido à crise da pandemia. Ainda é necessário incluir as medidas de higiene e comunicar e mostrar ao cliente o que está sendo feito.

  • PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO:

Para evitar contatos desnecessários, as transações de pagamento por aproximação com a tecnologia NFC ou por meio de QR code dispararam. Segundo pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil – setembro de 2020, em apenas seis meses, subiu de 35% para 48% a proporção de brasileiros que declaram já ter realizado pagamentos por QR code. No mesmo intervalo de tempo, a proporção de brasileiros que já realizaram pagamentos por aproximação também registrou um ganho expressivo, passando de 23% para 33%. O uso do smartphone para pagamentos deve crescer ainda mais com a chegada do Pix, serviço de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central que será lançado em novembro oferecido obrigatoriamente.

LOJAS ONLINE

  • PERSONALIZAÇÃO

Usar a coleta de dados que o cliente disponibiliza para aperfeiçoar sua experiência com o online. Páginas de site de acordo com o perfil de preferências do usuário.

  • ASSISTENTES VIRTUAIS

O uso da tecnologia para oferecer um atendimento personalizado. Os softwares ou chatbots oferecem atendimento 24 horas por dia 7 dias, tiram dúvidas, auxiliam o consumidor no processo de compra.

  • CUSTUMER EXPERIENCE (CX)

A CX eleva a experiência do cliente a outro patamar, pois busca trazer a melhor percepção possível durante toda a jornada de compras.

Isso é a junção de tecnologia, personalização que é proativo, que envolve todos os setores do negócio, que acompanha o cliente em sua jornada, que se antecipa para solucionar possíveis falhas, que oferece agilidade e humanização.

QUER ENTENDER MAIS?

Conhecer esse novo perfil de consumidor para atender suas necessidades é uma missão que requer dedicação e conhecimento.

Para ajudar o seu negócio nessa empreitada, separamos mais alguns conteúdos interessantes:

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