Gestão de Vendas

5 etapas para uma Gestão de Vendas eficiente

Quando você pensa na sua empresa o que vem a sua mente primeiro? Importante sempre reforçar que a tríade de sucesso para qualquer marca é: produto ou serviço, cliente e colaboradores. Sem esses três elementos não há empresa, não há nada!

Como estamos a poucos dias da Blacky Friday 2020 – uma das principais datas de vendas do varejo – vamos entender como a gestão de vendas é algo que engloba várias etapas e diferentes setores da empresa.

Quando nos referimos a gestão de vendas estamos falando da parte mais racional do negócio, que precisa gerar lucro, para que a saúde financeira da empresa não seja comprometida. É preciso sair do lugar comum de venda pela venda.

CONFIRA  5 ETAPAS PARA UMA EFICIENTE GESTÃO DE VENDAS:

1- Enxergue seu produto de forma clara e objetiva

Mesmo que você considere seu produto ou serviço o melhor que há disponível no mercado. Já parou para analisar o que o seu público-alvo pensa? Análise os pós e contras do que sua marca oferece. Só dessa maneira conseguirá extrair todo o potencial e ajustar possíveis lacunas.

2- Colaboradores capacitados

O primeiro contato que o cliente tem com o seu produto ou serviço é por meio do colaborador, seja na loja física ou online. Voltamos ao básico que é a necessidade de ter sempre equipes bem treinadas. Porém, estamos na era do relacionamento com o consumidor 4.0, que deseja e merece um atendimento humanizado e especializado.

3- MATRIZ SWOT

A técnica da matriz Swot é excelente para auxiliar no planejamento estratégico. Com ela é possível identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas as questões internas do negócio e ao mercado.

4- Estoque e Logística

Não adianta o produto ser o melhor, ter as melhores condições de pagamento, se o cliente não consegue receber o pedido dentro do prazo e com qualidade.

Tenha sempre as informações sobre o estoque, esteja ciente dos prazos dos fornecedores. Fique atento aos procedimentos entrega, busque alternativas e mantenha seu cliente sempre informado sobre o andamento da compra.

5- Análise e Acompanhamentos

É preciso acompanhar todos os processos envolvidos na gestão de vendas, analisar os indicadores, pensar em novas soluções e corrigir possíveis erros. Todo esse processo é contínuo e determinante para um bom desempenho. Não se assuste com as falhas que possa encontrar, apenas foque nas melhores práticas para solucioná-las.

LEIA TAMBÉM:

Pesquisa revela as expectativas de compras para a Black Friday 2020

10 dicas para ter sucesso no e-commerce na Black Friday

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email