Uma data que vem se firmando como uma das mais importantes para o e-commerce brasileiro merece toda a atenção.
Pensando nisso, a DAAZ Comunicação bateu um papo com Ivone Rocha e Naia Veneranda, gestoras do De Olho na Rede. As especialistas em negócios digitais separaram algumas dicas infalíveis de como ter uma melhor performance de vendas na Black Friday 2020.
1 – Analise e conheça muito bem o produto
Entender e identificar os pontos fortes e fracos do produto. Olhar para fora da caixa, entendendo o valor do produto no contexto geral do consumidor, no que ele possa ser modificado, melhorado ou ampliado para atender ao mercado.
2 – Conheça a concorrência e crie diferenciais
Você só conseguirá competir de fato e criar estratégias vencedoras para sair na frente, se souber com quem está jogando. Quanto mais conhecer seu concorrente, mais poderá aperfeiçoar seus negócios e potencializar suas qualidades.
3 – Conheça os públicos
Destinar esforços para o público, cujo perfil mais se aproxime dos seus objetivos. Entender suas necessidades e desejos tanto em relação ao produto propriamente quanto em relação ao atendimento.
4 – Tenha clareza dos investimentos necessários e possíveis
Procurar sempre ter os pés no chão sobre como aplicar nos negócios, para obter o resultado esperado. Não use toda sua reserva, apostando no sucesso total da Black Friday, pois lembre-se de que terá de bancar, de alguma forma, os descontos que irá promover.
5 – Busque os melhores canais para divulgar seu negócio
Procure saber os caminhos de seu público (na internet e no mundo físico) para que ele sempre se lembre de você na hora de aproveitar a Black Friday.
6 – Revise as funcionalidades de sua loja virtual
Se seu comércio eletrônico for nas redes sociais, tenha a certeza de ser capaz de atender à expectativa do seu público. Se for em plataformas de e-commerce, revise suas funcionalidades, sempre com o olhar para o perfil do seu público.
7 – Procure ampliar ao máximo sua visibilidade nas redes sociais e em outras ferramentas digitais
Esse é um momento importante para apostar em impulsionamento e em Ads no Google. Aposte nos seus leads e ofereça novidades. Vantagens em pagamento à vista pode ser um importante diferencial
8 – Tenha um sistema de logística que seja o mais eficiente possível
Ainda dá tempo de checar seu sistema de produção, estoque e entrega. Avalie se vale a pena acumular estoque. Agir com sinceridade com o cliente, dando um pouco mais de prazo para entrega, e criando outros diferenciais, pode ser uma escolha mais acertada.
9 – Lembre-se de o conteúdo é o seu bem mais precioso
Imagens boas são mais atrativas. Pense no suporte do vídeo. E não deixe seu público ter dúvidas. Informe-o e oriente sobre todas as características, vantagens, forma de uso ou consumo com uma narrativa e abordagem que sejam do entendimento dele.
10 – Faça que o seu atendimento tenha a qualidade que você espera quando está na condição de cliente
Uma relação de afeto sempre será lembrada pelo cliente. Não o deixe só. Se isso ocorrer, ele vai procurar apoio na concorrência. Seja transparente. Deixe que ele perceba que você está fazendo o melhor possível. Responda-o no tempo que ele está acostumado a ser atendido. Saiba o momento de falar sério, de brincar e de calar. Não invada o espaço dele, deixe que ele o convide.
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa revela as expectativas de compras para a Black Friday 2020
5 etapas para uma Gestão de Vendas eficiente
Sua marca está preparada para atender o consumidor 4.0?
De Olho na Rede oferece cursos online com o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo