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Pesquisa revela as expectativas de compras para a Black Friday 2020

Com a retomada gradual da economia, o varejo brasileiro já se prepara a Black Friday 2020, em um ano totalmente desafiador devido à pandemia.

Apesar das dificuldades, a pesquisa realizada pela Méliuz mostra que o consumidor brasileiro está otimista com a data que é uma das mais importantes do comércio varejista. De acordo com a pesquisa, 72,21% dos consumidores garantem que vão aproveitar as liquidações deste ano, sendo que 62% já compraram em edições anteriores. Já 26,58% ainda não se decidiram.

Os dados iniciais trazem grandes expectativas para o varejo, em seus mais diversos segmentos.

Por outro lado, também traz inúmeros questionamentos. Afinal, em um ano marcado pela crise sanitária e econômica, o quanto o consumidor está disposto a gastar, como irá priorizar suas compras e no que irá investir.

Para ajudar a sua marca a entender quais serão os comportamentos de consumo da Black Friday 2020, a DAAZ Comunicação selecionou alguns pontos de destaque da pesquisa da Méliuz

QUAIS OS ITENS SERÃO OS PREFERIDOS NA BLACK FRIDAY 2020

Se antes, a Black Friday era o momento de comprar itens de desejo que, muitas vezes, poderiam ser considerados como supérfluos, hoje a data é vista como oportunidade para se economizar nas compras de itens necessários, como eletrodomésticos e eletrônicos, e até mesmo salvar um dinheirinho nos presentes de natal.

Dentre os entrevistados, 42% deve aproveitar a data para comprar itens de necessidade. Já 25% pretendem adquirir produtos de desejo, 17% vão trocar produtos antigos por novos ou de outro modelo e 6% devem antecipar as compras de natal para economizar nos presentes.

Na lista dos produtos preferidos para a esta Black Friday, estão:

52,74% – Eletrodomésticos e eletroportáteis 

41,05% – Eletrônicos e Informática 

32,36% – Perfumes e Cosméticos 

28,64% – Smartphone 

28,12% – Móveis e decoração

25,33% – Acessórios e Calçados 

24,30% – Roupas 

13,85% – Livros 

11,27% – Alimentos e bebidas 

10,54% – Viagem

9,30% – Jogos e Consoles

8,79% – Relógio e Joias

8,47% – Artigos esportivos 

2,89% – Assinatura de serviços 

1,96% – Outros

COMO SERÃO AS COMPRAS?

A maioria dos consumidores – 58% – optará por fazer as compras em lojas online. Já 11% vão preferir as lojas físicas. Os que pretendem dividir as compras entre lojas físicas e online somam 30,92% dos respondentes.

Este resultado pode ser  reflexo da constatação de que a pandemia ajudou a impulsionar o crescimento do e-commerce no Brasil. Estudo da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico mostra que houve alta de 65,7% no número de pedidos em lojas online, no período de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.  

QUANTO O CONSUMIDOR ESTÁ DISPOSTO A GASTAR?

Apesar dos impactos econômicos sofridos com a pandemia da COVID-19, a média de gastos com as compras não mudou muito em relação ao ano passado. Dos mais de mil respondentes da pesquisa, 32,2% pretendem gastar entre R$ 1000 e R$ 2999; 25,9% devem desembolsar entre R$ 500 e R$ 999; 14,6% estão dispostos a gastar R$ 3000 ou mais; 14,3% vão gastar entre R$ 300 a R$ 499; 11% vão fazer compras entre R$ 100 e R$ 299 e 1,6% estarão mais contidos e pretendem gastar até R$ 99.

Para conferir a pesquisa na íntegra, CLIQUE AQUI

COMO SUA MARCA VAI PRETENTE ATUAR?

Mais do que saber os números e indicativos de consumo é preciso entender o comportamento do consumido. Comportamento esse que sofreu muitas mudanças devido à COVID-19.

As preferências pelo consumo consciente, por compras online, por marcas que tenham propósito, são mudanças que vieram para ficar.

Necessidades de ter uma eficiente presença digital nas redes sociais, de oferecer um atendimento humanizado e focado no cliente, de proporcionar opções variedades de atendimento com a omnicanalidade, também já são mudanças reais, que podem ser sentidas no dia a dia.

Muito mais do que se preparar para a Black Friday 2020 sua marca precisa planejar os próximos passos a longo prazo.

Para te ajudar nessa missão, entre em contato conosco e conheça os serviços e soluções que a DAAZ Comunicação pode desenvolver para as necessidades do seu negócio.

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